MÁRCIA RASIA FIGUEIRÊDO
Márcia Rasia Figueirêdo, é poeta desde a adolescência. Teve contato com escritores e jornalistas sua vida inteira. Nasceu em Bento Gonçalves - RS, seu gosto pelo vinho nasceu de sua influência italiana e sua família Rasia e Rossatto. Morou em Minas Gerais, Pernambuco e Bahia. Seus gostos e odores são híbridos.
Biografia
Formada em Pedagogia e especialização em Planejamento e Gestão pela UNEB; formação em Psicopedagogia pela UNYAHA, Mestre em Ciências da Educação pela UTIC e é Mestranda em Ciências Humanas e Sociais pela UFOB; é Professional Coach PCC – pela SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching. Tem larga experiência no Ensino Superior atuando na FACITE em Santa Maria da Vitória, na UNEB e UFOB de Barreiras. Foi professora de poesia durante quatro anos. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Colégio Municipal Padre Vieira, é Vice-Presidente do ISFAC – Instituto São Francisco de Arte e Cultura de Barreiras. Está sempre envolvida em atividades culturais e artísticas. É membro da Academia Barreirense de Letras. Em quarentena escreveu alguns textos para o jornal local Novoeste e colabora para a revista Adoro com textos informativos sobre Coaching. È também palestrante na área educacional e comportamental de coaching.
Escreveu o livro intitulado “ Poesia de Criança para Criança” com lançamento na I Flib de Barreiras(2016) e coordenou a I Bienal do livro também em Barreiras- Bahia. Participou da 7ª edição “Antologia Escritores Brasileiros e autores em língua portuguesa” no Rio de Janeiro. Foi coordenadora geral na Secretaria Municipal de Educação de 2013 a 2016.Tem artigo publicado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em cadernos de resumo e artigo publicado na UNEB também em 2121.
Está em pré lançamento do livro “ Poemas de uma mulher para um homem ou vice versa”, uma coletânea de poemas contemporâneos, estilo multifacetado, sensuais e sensoriais, peculiar de seu estilo literário, ora curtos intitulados poemas de watsap, email e instagran. Fala neste livro de amores impossíveis, amores profundos, amores de madrugada e amores momentâneos. Os poemas expõe momentos íntimos e confidenciais de uma mulher e um homem. Escreve ora como homem, ora como mulher. Ficção e realidade se misturam num tom contemporâneo e descolonial. Fala de lugares e entrelugares. É uma linguagem interativa como pede o momento atual. Também em pré lançamento a participação de mais uma antologia “ Antologia poética da editora Cogito” e em setembro de 2021 participação no livro”KAMA” também pela editora Cogito.