top of page
  • Foto do escritorABL

ABL em festa para a posse da nova diretoria

A Academia Barreirense de Letras (ABL) realizou a posse da diretoria para o biênio 2024/25 em clima de festa na noite de 1º de março, movimentando o Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho para a solenidade, com a presença dos membros da entidade, familiares e amigos, autoridades do executivo e legislativo.

O evento foi marcado por uma homenagem prestada às ex-presidentes da ABL, Ignez Pitta de Almeida, Solange Cunha e Ananda Lima. Também foram homenageados em memória Luiz Gonzaga Pamplona e Vinicius Azzolim Lena, representados na ocasião pelos seus filhos Jesuino Pamplona e Eduardo Lena, ambos com serviços prestados à instituição.

Um dos pontos altos do evento foi o anuncio da intenção do governo local fazer a doação do antigo Passo Municipal para a academia. O imóvel já abriga a entidade desde 2022 e, depois que um Projeto de Lei do executivo for avaliado pela Câmara, deverá ser incorporado ao patrimônio da instituição.

Com o lema ‘Literatura: esperançar e aprender’ a diretoria tem como presidente e vice, respectivamente, os professores universitários e escritores Marilde Queiroz Guedes e Théo de Araújo Santos, que substituem Valney Dias Rigonato e Miriam Hermes.

A secretaria conta com as educadoras e escritoras Adilma Vilela e Tina Laura, e a tesouraria foi assumida pelos escritores Franco Porto e Robson Batista, como titular e suplente. Fazem parte do Conselho Fiscal os escritores Celso Almeida de Lacerda, Thiago Ribeiro Rafagnin e Valney Rigonato, sendo suplentes Miriam Hermes e Raimundo Augusto Corado.

Para encerrar a noite festiva, o sarau foi abrilhantado com poesias e músicas apresentadas pelos membros e seus convidados. Também estiveram em exposição telas produzidas pelos alunos do curso de desenho artístico ‘Do traço à tela’, desenvolvido no espaço da academia desde o ano passado.


Texto ASCOM ABL


Fotografias por Helena Nunes:



Entrega simbólica das chaves da ABL entre presidentes. Valney Rigonato (ex-presidente) e Marilde Guedes (presidente)


Membros da ABL presentes no ato solene


À esquerda - Ex-presidente e vice-presidente da instituição e à direita, os atuais


Mesa solene


Público


Público


Público

Público


Homenagem a ex-presidentes


Familiares


Diretoria da Miquei e AMA


Reitor, Diretor do Centro das Humanidades e Pró-reitor de extensão e cultura da UFOB.

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page