top of page

ABL no bicentenário da independência

Atualizado: 4 de jul. de 2023

Fotos: Agnildo dos Santos, Carlos Menstieri e Miriam Hermes


A Academia Barreirense de Letras (ABL) marcou presença em parte das comemorações do bicentenário da independência, em Salvador. A articulação foi da Rede de Integração das Academias de Letras da Bahia (Rica), organizada por iniciativa da Academia de Letras da Bahia (ALB).

A instituição barreirense foi representada pela vice presidente, jornalista e escritora Miriam Hermes, que esteve em Salvador entre 29 de junho e 1º de junho com escritores de outras 32 academias e da Casa do Poeta de Alagoinhas (Caspal).


Com foco no reconhecimento do 02 de julho como data definitiva da independência do Brasil, a programação integrou um movimento cultural que cresce no Brasil e foi aberta dia 29 no auditório do Palacete Góes Calmon, sede da ALB.

Fruto de um trabalho social, uma das atrações foi a Orquestra Sisaleira de Conceição do Coité, sob a regência do maestro Josevaldo Nin. O evento contou também com uma conferência do brasilianista Hendrik Kraay, professor e pesquisador do Departamento de História da University of Calgary, Canadá.

A festa negra: escravizados, africanos e afrodescendentes na comemoração do 2 de Julho, 1824-1888’, foi o tema da conferência, que foi encerrada com um coquetel de quitudes da Baiana do Acarajé.

A exposição de artes plásticas ‘Independência do Brasil na Bahia, 1823-2023’, na Galeria Cañizares/Ufba, alusiva ao bicentenário foi aberta dia 30 de junho. Parceria entre a ALB e a Escola de Belas Artes da Ufba, a mostra conta com cerca de 50 obras e pode ser visitada até 30 de julho.

No do 1º de julho a programação movimentou o Salão Nobre da reitoria da Ufba, com o seminário ‘Dois de julho das Mulheres: Liderança Feminina nas Ciências’. Realizado pela Academia de Ciências da Bahia, o evento teve entre outras presenças, a participação da ministra da Saúde, Nisia Lima, da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos e da presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Nader.

Vale destacar que a ALB, criada em 1917, foi agraciada neste contexto do bicentenário da independência com a Comenda 2 de Julho entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues ao presidente da instituição, Ordep Serra, em cerimônia no Palácio da Aclamação.

E, precedendo as comemorações, ainda em junho foram publicados outdoors em diversos pontos de Salvador, com a imagem da Índia, em foto de Everaldo Oliveira e a frase emblemática do poeta Ladislau Titara (1801-1861), parte do Hino ao Dois de julho: "Com tiranos não combinam brasileiros corações". Com a meta de reafirmar a importância da luta do povo para a independência do Brasil, foi um trabalho conjunto entre a ALB e a Rica.

CONSTRUÇÃO - Um novo encontro entre as agremiações de letras através da Rica, está sendo programado com a proposta de nos próximos meses realizar um colóquio. Para o presidente da ABL, Valney Rigonato, o evento do dia 29 de junho foi inédito por reunir pela primeira vez presencialmente representantes das academias que compõem a Rica.

“A nossa participação inaugura, junto com outras academias, a força da rede em prol da literatura baiana. Enquanto muitos se assustam com o fechamento das grandes editoras, estamos motivados com as possibilidades de inserção dos nossos escritores, dos nossos livros na rede baiana de literatura”, enfatizou.

Rigonato pontuou que essa iniciativa deve servir de inspiração para “a criação de outras redes de academias de letras pelo Brasil. Afinal, parafraseando o grande geógrafo baiano Milton Santos, a nossa força é na solidariedade, diante da globalização econômica”.

A Rica foi concebida pelo professor e escritor, Aleilton Fonseca, membro das academias de letras de Ilhéus e Itabuna. Como membro também da ALB, ele teve apoio da sua diretoria para a mobilização e organização da rede com as agremiações existentes no estado, realizando inicialmente encontros virtuais.

Ele coordena a Rica dentro da ALB, com apoio da uma equipe composta Maribel Barreto (ALJ - Jequié), Valmir Henrique de Araújo⁩ (ACL - Conquista). J C. Vaz (ALER - Recôncavo) e Mariangela Borba (ACL - Conquista).


Confira mais imagens abaixo:







91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page