A Academia Barreirense de Letras (ABL) vai sediar na próxima sexta-feira (16) o lançamento do livro ‘Práticas discursivas para o Bem Viver: decolonizando saberes’. Com início às 19h30, o evento reunirá membros da instituição, convidados, estudantes, professores e demais representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Barreiras.
A obra é resultado da pesquisa-ação/pesquisa-formação Práticas discursivas para o bem viver, realizada com os com estudantes dos cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Alimentos, e do Ensino Médio Integrado em Edificações e Alimentos, durante o ano de 2022.
Com coordenação dos professores Atauan Queiroz, Kátia Luzia Soares, Delânia Azevedo e Gerson Argolo, o objetivo do trabalho foi investigar discursos e práticas de decolonização de saberes nos campos de ação dos cursos envolvidos. O resultado do trabalho evidencia as questões relacionadas a diferentes problemas socioculturais, como sexismo, racismo e desigualdades sociais.
Organizado pelos quatro professores envolvidos diretamente da pesquisa, o livro poderá ser acessado gratuitamente na versão e-book no portal da Editora Pimenta Cultural. A obra é financiada com recursos da PRPGI e do Campus Barreiras.
A Academia Barreirense de Letras fica na Rua Ruy Barbosa, 67, no Centro Histórico, em frente da praça Duque de Caxias, mais conhecida como praça do Coreto.
Comentarios