top of page

ABL sediou 34 lançamentos na 7ª FLIB


Onze membros da Academia Barreirense de Letras (ABL) apresentaram suas produções literárias individuais dentre as 34 obras lançadas na sede da entidade durante a programação da 7ª Festa Literária Internacional de Barreiras, realizada entre 23 e 25 de maio. Além dos autores de Barreiras, também participaram escritores de Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Formosa do Rio Preto, Baianópolis, Santa Maria da Vitória, Barra, São Desidério e Correntina.


No evento também aconteceu a roda de diálogos ‘Mulheres falam de si e do enfrentamento das fronteiras literárias’, com mediação de Ananda Lima e a mesa ‘Vozes da Literatura do Oeste Baiano’, mediada por Roberto de Sena, ambos membros da academia.


Sena teve uma obra lançada na festa literária, assim como: Airton Pinto, Carlos Abdon, Márcia Rasia, Theo Santos, Robson Batista, Rui Mesquita, Marilde Guedes, Nadir Xavier e Alberto Mariani lançaram um livro cada. O poeta Antônio Galdino lançou seis livros.


Além dos autores com lançamentos individuais, houve o lançamento de cinco obras coletivas. No primeiro dia do evento, a presidente da ABL, Marilde Guedes apresentou a obra 'Vida Insubmissa, Pensamento Transgressor', coletânea de textos acadêmicos gerados a partir do II Fórum Sociedade Crítica, evento promovido pelo programa de Pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS) da UFOB. No último dia da FLIB foram lançadas duas coletâneas de contos que encheram o espaço da academia nos períodos da tarde e da noite. Com organização da Ufob e 15 escritores, foi lançado o volume 03 do concurso de contos Osório Alves de Castro e, com organização de Franco Porto e Theo Santos, o terceiro livro com selo editorial da ABL, ‘Mistérios dos Cerrados’, com 29 escritores.


Ao finalizar a programação a presidente da ABL, Marilde Guedes e o vice-presidente, Theo Santos, agradeceram a participação dos membros da entidade, bem como o envolvimento dos demais autores e convidados. Também citaram o empenho das instituições que integraram a curadoria da festa literária, coordenada também por Guedes.


Com o tema ‘Vozes Femininas na Literatura’ a 7ª Flib movimentou o Centro Histórico durante três dias, com realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Barreiras, a curadoria foi formada, além da ABL, pela Secretaria Municipal de Educação, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), Núcleo Territorial de Educação (NTE/11), e Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).


A maioria dos lançamentos foram transmitidos ao vivo e podem ser assistidos no perfil do instagram oficial da ABL, @academiabarreirensedeletras.


52 visualizações0 comentário

Komentar


bottom of page