top of page

ABL tem programação variada na FLIB


A Academia Barreirense de Letras, uma das entidades que fazem parte da curadoria da 7ª Festa Literária Internacional de Barreiras (Flib), tem uma grade de atividades variadas entre os dias 23 e 25 de maio.


A programação ( disponível no final do texto) faz parte do movimento artístico e cultural que deverá movimentar o Centro Histórico na semana em que se comemoram os os 19 anos da academia (20) e os 133 anos de emancipação política de Barreiras (26).


“A FLIB é o maior evento literário do Oeste baiano, que se consolidou pela defesa de temáticas candentes nas sociedades contemporâneas, a exemplo das Vozes Geraizeiras (2019); Vozes dos Sertões da Bahia (2022); Vozes Afro-brasileiras e africanas (2023); e Vozes Femininas (2024), todas, na ambiência da Literatura”, afirmou a presidente da ABL e Curadora Geral Flib, Marilde Guedes.


Ela acrescentou que “a ABL sente-se honrada em ser uma das instituições curadoras, que pensa, planeja e executa esta festa, com o objetivo de contribuir com o empoderamento desses coletivos, historicamente relegados pelo cânone literário”.

A sede da entidade será movimentada no período com rodas de conversa, contação de histórias e mesa de debates, além do lançamento de 30 livros inéditos. A programação é coordenada pela presidente Marilde Guedes e o vice-presidente da instituição, Théo Santos, com envolvimento direto dos acadêmicos Franco Porto, Márcia Rasia, Roberto de Sena, Ananda Lima e Tina Laura.Para o vice-presidente da instituição, Théo Santos, "o lançamento de obras inéditas na sede da ABL já é uma tradição da FLIB. É uma oportunidade de interação entre os autores locais e regionais com a população barreirense. Diria que é o ponto máximo da festa, pois é o momento é que conseguimos sentir a efervescência literária que há em Barreiras", destacou entusiasmado.


Os títulos contemplam diferentes gêneros e estilos literários, trazendo escritores de Barreiras e outros municípios da Bahia com muita poesia, romances, literatura científica e infantil. Duas coletâneas, ‘Mistérios dos Cerrados’, com selo editorial da ABL e ‘Volume 03 Concurso Osório Alves de Castro’, organizado pela Ufob, oportunizam a participação de um maior número de autores, muitos dos quais com primeira publicação.


Com o tema ‘Vozes Femininas na Literatura’ a festa literária é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Barreiras com curadoria formada, além da ABL, pela Secretaria Municipal de Educação, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), Núcleo Territorial de Educação (NTE/11), e Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).


Confira a nossa programação:




39 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page