top of page

Blitz literária divulga a FLIB 2023

Atualizado: 21 de mai. de 2023


A inédita ‘Blitz Literária pare, pense, leia!’ movimentou hoje (19) pela manhã a rua Coronel Magno, lateral da praça Castro Alves, para divulgar a produção de autores locais e a Festa Literária Internacional de Barreiras (Flib), que acontece entre 23 e 25 de maio.


A iniciativa da Academia Barreirense de Letras (ABL) contou com a parceria do 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (Beic), do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), da 83ª e 84ª Companhias Independentes da Polícia Militar, bem como da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras (Cotrans).

Participaram além de confreiras e confrades da instituição, que completa 18 anos amanhã (20), equipes representando a coordenação e estudantes do Colégio Padre Vieira e militares, que deram todo suporte ao grupo de civis. Foram distribuídos folderes com a programação da Flib, materiais com poesias e textos dos membros da academia e alguns brindes.


De acordo com o tenente coronel Camilo Uzeda, comandante do 10º Beic, no primeiro momento da abordagem as pessoas tiveram um estranhamento, pois quando paradas pensavam que teriam cobranças naturais de uma blitz com policiais.

“Estamos em um momento festivo da literatura”, pontuou, explicando que a participação da PM nesta proposta voltada para a disseminação da arte e cultura, foi apoiar todo grupo envolvido, atuar com informações e na orientação do trânsito.


De acordo com a escritora, Adilma Vilela, idealizadora e organizadora da Blitz Literária, a proposta foi reforçar parcerias para auxiliar na propagação da leitura e incentivo à escrita entre os barreirenses.

Membro da ABL desde setembro do ano passado, ela pontuou a importância da produção literária, não só pelo enriquecimento cultural de uma população e o movimento deste mercado específico.

Entre outros aspectos, ressaltou o envolvimento de diversos elos da cadeia editorial para que um livro físico ou virtual fique pronto e chegue ao seu destinatário: o leitor, oportunizando educação, desenvolvimento cultural e entretenimento, além de criar postos de trabalho e gerar renda.

DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS - Outra iniciativa que visa estimular a participação dos barreirenses e visitantes nos eventos realizados na ABL durante a FLIB, será o sorteio de obras doadas por membros da entidade.

“Temos bilhetes com cortesia da Cangraf que as pessoas devem preencher na sua passagem pela instituição”, explicou Vilela, acrescentando que cada bilhete só tem validade na data do preenchimento, com sorteios realizados no final de cada dia.

A Casa da ABL tem uma variada programação para os três dias da festa literária, com mesas de debate, rodas de conversa e lançamento de mais de 30 livros, envolvendo grande número de escritores de diferentes gêneros literários. Aqui no portal da ABL tem a programação completa.

105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page