top of page

Círculo de leitura debate Pedagogia do Oprimido


‘Pedagogia do Oprimido’ é o livro que vai nortear o debate do 1º Círculo de Leitura do ano, no dia 31 de agosto, a partir das 19h30, com transmissão pelo canal da Academia Barreirense de Letras (ABL) no YouTube.

O evento virtual faz parte da 3ª edição do Projeto de Extensão “Princípios Pedagógicos Freireanos: possibilidade formativa” que, além dos Círculos de Leitura também realiza as uma série de webconferências. Sempre sobre obras de Paulo Freire e voltados para o aprimoramento da formação pedagógica. Um sarau festivo presencial encerra as atividades no final do ano.

O Círculo de Leitura desta quinta-feira terá a professora/doutora, Rosa Maria Furtado (Uneb/Campus de Barreiras) e o professor/doutorando, Claudilson Souza dos Santos (Uneb/Campus de Seabra). A mediação será da doutoranda Nívia Barreto dos Anjos (Assistente Social – Ifbaiano/Salvador).

“A pedagogia do oprimido, como pedagogia humanista e libertadora, tem dois momentos distintos. O primeiro, em que os oprimidos vão desvelando o mundo da opressão e vão comprometendo-se, na práxis, com a sua transformação; o segundo, em que, transformada a realidade opressora, esta pedagogia deixa de ser do oprimido e passa a ser a pedagogia dos homens em processo de permanente libertação”, escreveu Freire nesta obra.

De acordo com a coordenadora do projeto, doutora Marilde Guedes, a temática do livro será contextualizada no tempo presente. Professora aposentada, ela também é escritora e membro da academia de letras.

“É, de fato, uma obra destinada aos ‘esfarrapados do mundo’, que vimos crescer, tão assustadoramente, nos últimos tempos. Por isso, a necessidade de revisitarmos Freire, para encontrarmos mecanismos de enfrentamento das situações-limite”, pontuou.

Além da ABL, instituição que coordena o projeto este ano, participam como parceiros a Universidade Estadual da Bahia (Uneb/Barreiras), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), o Instituto Federal da Bahia/ Barreiras e o Observatório do PNE no Território Bacia do Rio Grande.

Acompanhe ao vivo aqui:


186 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page