top of page

Círculo de leitura debate 'Pedagogia da Autonomia'


‘Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa’ é o livro de Paulo Freire que vai embasar o debate do II Círculo de Leitura deste ano, que a Academia Barreirense de Letras (ABL) realiza na próxima quinta-feira (28) a partir das 19h30.

O encontro virtual tem como expositores a profa. dra. Lormina Barreto Neta (Uneb/Campus de Irecê) e profa. doutoranda Emília Karla de Araújo Amaral (Uneb/Campus de Barreiras). A mediação será da profa. dra. Marta Maria Wanderley (Uneb/Barreiras).

Coordenadora do projeto de extensão ‘princípios pedagógicos freireanos: possibilidades de formação’, a professora dra. Marilde Guedes afirmou que o evento vai explorar as ideias do autor de forma contextualizada com a vivência atual.

Escritora e membro da ABL, ela destacou que na obra a ser debatida, Freire “elege três questões que se imbricam: a formação docente, a reflexão sobre a prática educativo-progressiva e a autonomia dos educandos”.

Pontuou ainda que os três capítulos da obra se completam e que o próprio escritor aponta neste livro, de 1996, que “não há docência sem discência, ensinar não é transferir conhecimento e que ensinar é uma especificidade humana”.

Para a professora aposentada, trata-se de “uma obra belíssima, rica de sensibilidade humana, que anuncia a solidariedade entre homens e mulheres. Destarte, a docência requer a discência, e a prática educativa-crítico-libertadora exige diferentes saberes. Freire ilumina nosso ofício de mestre”, concluiu.

Além da ABL, instituição que coordena o projeto este ano, participam como parceiros a Universidade Estadual da Bahia (Uneb/Barreiras), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), o Instituto Federal da Bahia/ Barreiras e o Observatório do PNE no Território Bacia do Rio Grande.


Marque presença nesta rede e acompanhe no canal do YouTube da ABL pelo link:



42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page