top of page

Cordeiro participa do projeto Fazendo Arte



Membro da Academia Barreirense de Letras (ABL), o multiartista Inácio Cordeiro é um dos convidados do projeto Fazendo Arte #sagradovalorizandoosartistaslocais, envolvendo os estudantes do 9º ano no Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus, da rede municipal de ensino de Barreiras.

Com a proposta de conhecer a arte e valorizar os artistas locais, a iniciativa é coordenada pela professora Josiane Alves Ferreira e está na fase final da primeira etapa: conhecer a vida e obras dos artistas plásticos contemporâneos locais, com palestra na escola.

Cordeiro resumiu em uma palavra a experiência, “fantástica!”. Autor dos livros ‘Textos e telas’ e ‘O preto e branco e a poesia colorida’, lançado em maio deste ano, ele pontuou que viveu um momento maravilhoso entre os estudantes.

“Falei dos meus trabalhos artísticos: desenho, pintura, escrita poética e escultura. Das técnicas utilizadas, da fruição de ideias, estudo sobre o que e como executar uma obra de arte. Pude explicar sobre o que pinto e o que existe nas entrelinhas. Palavras pintadas em formas e cores, que aguardam serem interpretadas pelo apreciador”, destacou.

Além dele, também Randesmar Vieira, Igor Belchior, Cris Dias, Eduardo Lima e Igor Arantes estão participando da iniciativa. A segunda etapa prevê a releitura das obras dos artistas locais escolhidos pelas turmas do 9º ano. Por fim, a culminância do projeto será no final de setembro com a Exposição da Releitura das Obras e convite para nova participação dos artistas.

“A presença da arte local no cotidiano tem um impacto significativo na comunidade escolar, inspirando e estimulando os nossos educandos na criatividade”, afirmou a professora Josiane Ferreira, pontuando que este ambiente proporciona “um senso de identidade cultural e um diálogo social amplo, crítico e sem fronteiras”.


O artista Inácio Cordeiro foi convidado pela comissão organizadora do 9º C e, de acordo com a coordenadora do projeto, sua participação envolveu os estudantes, curiosos por sua história de vida e sua obra. Trechos dos poemas de Cordeiro foram lidos pelos alunos Zaqueu, Camila, Cláudia, Maria Luiza e Gabriel.

Para finalizar, ela agradeceu o pronto atendimento aos convites dos alunos por parte dos artistas e o apoio total de toda a equipe do Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus para o desenvolvimento do projeto.


Confira mais imagens abaixo:




Estudante Camila do 9º ano

Estudante Maria do 9º ano



Estudante Zaqueu do 9º ano

Estudante Cláudia do 9º ano

Estudante Gabriel do 9º ano

179 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page