top of page

FLIB atrai escritores para lançamentos na ABL


Entre os dias 23 e 25 de maio a Academia Barreirense de Letras receberá escritores e leitores para o lançamento de mais de 30 livros nos mais variados gêneros e estilos literários, como parte da 6ª edição da Festa Literária Internacional de Barreiras (Flib).


Com a temática central ‘Literaturas Afro-Brasileiras e Africanas: conectando mundos’, o festival vai movimentar diversos outros espaços fechados como o Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e a Escola Municipal de Teatro, bem como as praças do Centro Histórico.


Como aconteceu no ano passado, a sede da ABL vai abrigar debates culturais, bem como o lançamento de mais de 30 obras com autores não apenas de Barreiras e municípios próximos, mas também de Bom Jesus da Lapa, Seabra, Alagoinhas, Palmas (TO) e Angola.

Autora e pedagoga, Cáritas Gomes de Oliveira Almeida vem de Tocantins e vai estrear na Flib dia 23 a partir das 11h com o livro infantil "A borboleta que descobriu seu voar", que já foi lançado naquele estado.


Sobre o foco do seu trabalho ela destacou que “um dos grandes problemas, atualmente, em nossa sociedade, possui um nome relativamente novo, mas que vem, mesmo que vagarosamente, ganhando destaque nas mídias sociais e nas rodas de conversas e debates: o capacitismo”, pontuou.


“Temos que denominar a forma segregacionista com que é realizado o acolhimento das pessoas que trazem, física, intelectual ou sensorialmente, algum tipo de transtorno ou deficiência, seja na família, nos espaços públicos ou institucionais”, salientou, lembrando que o livro visa a sensibilização do público infantil sobre a questão.


Entre os autores que vêm de longe, o advogado Silvio Pereira da Silva, músico, poeta, compositor e romancista, vai lançar, dia 24 às 16h30, o livro ‘O Cosmopolita’, cuja história fictícia tem como pano de fundo Alagoinhas, terra natal e residência do escritor.


O livro foi lançado na 26ª edição da Bienal Internacional do Livro em São Paulo em 2022 e é fruto de reflexões durante a pandemia, narrando a trajetória de um personagem alagoinhense, filho de empregada doméstica que estuda e se torna diplomata, acendendo  internacionalmente como executivo de uma multinacional que representa os organismos internacionais.


Na linha de obras de cunho científico, o ‘Projeto Formoso – impactos socioeconômicos e ambientais no município de Bom Jesus da Lapa’ será lançado pelo escritor Demétrios Rocha daquela cidade, dia 24 às 16h30.


A obra é resultado da dissertação de Mestrado do analista em desenvolvimento regional, com foco na transformação de uma região semiárida com a irrigação e marca a primeira participação do autor na Flib.


Já o escritor Gildeci de Oliveira Leite, radicado em Seabra onde é professor de literatura da Uneb, trás o romance ‘A casa do mistério ou a Casa do Renascimento’, editado pela angolana Mayamba. Primeira obra do autor neste gênero, ele iniciou sua atuação na escrita desde a juventude através da poesia e tem produção constante de trabalhos publicados em jornais e suportes virtuais.


Brasileiro radicado em Angola, Roberto Leal, que fará a conferência de abertura da FLIB no Centro Cultural Rivelino da Silva Carvalho na noite de terça-feira (23), lança no auditório da ABL a partir das 16h30 o livro Dicionário de Angolês e a revista ÓMNIRA (Especial Rainha Njinga e Mbande).


Jornalista, poeta, escritor, repórter fotográfico e editor da revista angolana de Literatura "Òmnira", Leal preside o Núcleo África da UBESC-União Baiana de Escritores/BA-Brasil. Com farta produção literária, ele participa da Flib por indicação do Centro Cultural Casa de Angola, sediada em Salvador.


Realizada pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, a FLIB conta com uma curadoria composta pela Secretaria Municipal de Educação, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), Núcleo Territorial de Educação (NTE/11), Academia Barreirense de Letras (ABL) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page