top of page
  • Foto do escritorABL

Memórias do Festival da Canção


A Academia Barreirense de Letras (ABL) recebeu o LP do X Festival da Canção , por doação do membro Carlos Abdon Quirino, ocupante da cadeira 18. O registro histórico enriquece o acervo da entidade e está acompanhado de um texto assinado pelo escritor, narrando detalhes do festival e das circunstâncias da gravação do LP.


“Na década de 80 o movimento cultural em Barreiras era intenso. Tanto na área da literatura quanto nas artes plásticas, como também na música. Um dos eventos que mais chamava a atenção era o festival estudantil da canção, realizado principalmente no colégio padre Vieira, e também no estádio Geraldão. Era um evento que atraia muitos participantes, não só de barreiras, mas também da região oeste, tais como Ibotirama, Bom Jesus da Lapa e Angical. Tudo muito bem organizado por Eliauci Araújo e sua equipe. Os troféus eram patrocinados pelo comércio local. Em um desses festivais, não sei se foi o último, Eliauci conseguiu, através da produtora musical de Alcivando Luz, um barreirense residente em Salvador, selecionar as 12 melhores do X festival da canção, gravar um LP, onde foi improvisado um estúdio de gravação no antigo Projeto Rondon. A gravação foi um sucesso, na época, motivo de muito orgulho para todos os participantes. Hoje só nos resta saudades daqueles tempos de muita riqueza cultural”.


A canção "Lamparina terra paixão" de Carlos Abdon foi republicada em sua mais recente obra literária, a coletânea de poesias intitulada "Fino Espelho".


Convidamos demais artistas que participaram daquele movimento cultural citado por Abdon Quirino, ou testemunhas daquele período vivido em Barreiras para que nos enviem também suas lembranças dos festivais de modo a enriquecer este espaço.



Confira as 12 melhores canções que compuseram o álbum abaixo:



01 - As Chuvas Chegaram (1º Lugar)

02 - Cabeça Prenhe (2º Lugar)

03 - Rio dos Astros ,Espelho Vazio (3º Lugar)

04 - Sinos

05 - Lamparina Terra Paixão

06 - Força Nagô

07 - Fantasia

08 - Nossa Terra

09 - Pão e Vinho

10 - Mundo Novo

11 - Transição

12 - Exaltação à Barreiras (Hino)


A conversão das faixas para o formato digital ocorreu nas dependências da ABL sob a supervisão do Vice-Presidente da instituição, Théo Santos, e contou com a contribuição do especialista Cleverson de Oliveira Chiarelli - Contato: (77) 9997-4300.


79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page