top of page

Mistérios dos Cerrados será lançado neste Sábado (25)


Terceiro livro editado com o selo da Academia Barreirense de Letras, ‘Mistérios dos Cerrados’ será lançado no sábado, 25 de maio às 15h30, na sede da entidade. O evento deve reunir a maioria dos 29 autores que fazem parte da coletânea de contos, organizada pelos membros da academia, Franco Porto e Théo Santos.


Já no dia 20 de maio, durante evento de comemoração dos 19 anos da ABL aconteceu o pré-lançamento de ‘Mistérios dos Cerrados’, quando os primeiros exemplares foram entregues a alguns dos autores presentes.


A capa foi criada sobre uma pintura assinada por Théo sob orientação do artista plástico Igor Belchior, retratando uma paisagem da região dos Gerais como também é denominado o Cerrado no linguajar da população nativa. A obra é a segunda da série que abrange o bioma, pois em 2023 foi lançado ‘Contos dos Cerrados’, com organização de Ananda Lima e Valney Rigonato, também membros da entidade e com selo editorial da ABL.


Multiartista, Theo Santos fez a diagramação e arte final e, assim como Franco Porto, atuou na revisão dos textos, atividade compartilhada com Antônia Maria Prado de Araújo e Antônio de Pádua de Souza e Silva, escritores e poetas, membros da ABL. Outro artista de múltiplos talentos e membro da academia, Inácio Cordeiro assina ilustrações produzidas para o livro com lápis em papel.


Uma amostra do conteúdo da obra está explicitado no texto de apresentação, assinada por Antônia de Araújo. “A leitura destes textos envolventes, ricos em mistérios, memórias afetivas e realidades dos cerrados repatriou-me do universo atual, esse que me aprisiona ao que tem de ser, para minha pátria primeira, aquela que me acolheu em seu berço e me ofereceu seu chão e seus matizes para o caminhar da minha infância e o seguir da adolescência”, descreveu.


Para ler mais e conhecer a criação de escritores de Barreiras e municípios da região Oeste, o livro já está disponível no Clube dos Autores para encomenda. Mais informações no link: https://clubedeautores.com.br/livro/misterios-dos-cerrados


EBULIÇÃO CULTURAL - O evento faz parte da programação da 7ª Festa Literária de Barreiras (Flib), que foi aberta dia 23 e será encerrada neste sábado com o tema ‘Vozes Femininas na Literatura’. Nos três dias dedicados à arte e cultura em diferentes espaços do Centro Histórico, a Casa da ABL está sediando o lançamento de 30 títulos, em variados gêneros e estilos.


Com o tema ‘Vozes Femininas na Literatura’ a festa literária é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Barreiras com curadoria formada, além da ABL, pela Secretaria Municipal de Educação, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), Núcleo Territorial de Educação (NTE/11), e Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).


Na foto a escritora Ariadne Godinho, autora do conto 'Podela', recebe seus exemplares ao lado de Theo Santos e Franco Porto no pré-lançamento do livro

114 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page