top of page
Miram Hermes

O empoderamento da mulher e a literatura


A Academia Barreirense de Letras (ABL) realiza no próximo dia 08 de março um evento alusivo ao dia internacional da mulher com a mesa de discussão ‘O empoderamento da mulher e a literatura’, a partir das 19h30.

Primeira atividade da diretoria empossada dia 1ºde março, a iniciativa é do grupo de escritoras da instituição. Participam como expositoras convidadas as professoras e escritoras Tânia Kuhnem (Ufob), Fátima Leonor (Uneb) e Solange Cunha, membro da ABL, assim como a mediadora, Marcia Rasia.

De acordo com a presidente da ABL, Marilde Guedes, “dentre as lutas nossas, das mulheres, o espaço, o universo da literatura foi e é uma conquista. Não só a literatura, também a arte. Desde o direito à alfabetização (1827) ao direito de escrever e publicar (1852)”, pontuou, enfatizando que “escrever, por muito tempo, era só para os homens”.

Ela destacou que a literatura tem sido instrumento de luta da mulher, “principalmente da negra, feminista, operária, trans, etc. para subverter, transgredir uma tradição milenar de silenciamento e reclusa nos limites do lar”.

Segundo Guedes, as mulheres barreirenses estão convidadas para a programação, “no espírito de empoderamento, lugar de fala, valorização, respeito, igualdade na diversidade, combate à violência, ao preconceito e feminicídio, para continuarmos com a nossa história de luta”.

Após a mesa de debates acontece uma confraternização festiva com intervenções musicais, poesias e falas relativas à data. Também está prevista ação com sorteio de livros com as convidadas. O encontro vai movimentar a Casa da ABL, na rua Rui Barbosa em frente da praça Duque de Caxias (do Coreto), no Centro Histórico.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Círculo debate "À Sombra desta Mangueira"

A obra de Paulo Freire ‘À Sombra desta Mangueira’ é o tema do Círculo de Leitura que acontece dia 17 de outubro como parte do Projeto de...

Comentários


bottom of page