top of page

Sarau amorosidade e esperança neste sábado


A Academia Barreirense de Letras (ABL) realiza no sábado (29) o Sarau Amorosidade e Esperança: homenagem a Paulo Freire, a partir das 19h30, na sua sede na rua Ruy Barbosa, em frente da praça Duque de Caxias (do Coreto), no Centro Histórico.


O evento encerra o projeto de extensão ‘Pedagogia freireana: diálogo, esperança e amorosidade para o fortalecimento da educação democrática’, que durante 2021 e 2022 realizou uma série de atividades em formato virtual, pois foi criado no período mais grave da pandemia da Covid-19.


A expectativa é de poesia, música, depoimentos, relatos, etc, com a participação de confreiras e confrades da academia, estudantes e professores que estiveram em círculos de leitura e nas webconferências durante o projeto e simpatizantes das artes.


Para a coordenadora geral do projeto, professora, doutora em Educação, Marilde Queiroz Guedes, será uma oportunidade de confraternização e homenagens. “Convidamos, juntamente com as as instituições parceiras, todas as pessoas para este momento festivo”, afirmou.


Ela, que também é membro da ABL, representa o Campus IX da Uneb que encabeçou o projeto, em parceria com a academia, a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), o Instituto Federal da Bahia (Ifba/Barreiras) e o Observatório do PNE no Território do Rio Grande.


Presidente da ABL, Valney Rigonato pontuou que “o sarau de Paulo Freire traz luz, esperança e reflexões diante da crise da Educação brasileira”. Citou que o educador faz sucesso em vários países, mas, no Brasil ainda é questionado por suas ideias e ideais.


“Todos estamos cientes que a nossa Educação perpassa por ataques, crises e avanços. Todavia, os princípios de Paulo Freire, aliados a cultura digital e políticas de Estado para a Educação, são caminhos para transformar os sujeitos da nossa sociedade”, asseverou Rigonato, reforçando o convite para o evento.


Durante o sarau acontece também o encerramento da ação promovida pelo Projeto de disseminação cultural e humanidades Quintal do Mário, com sorteio de uma rifa que arrecada recursos para aquisição de cestas básicas destinadas para artistas plásticos. O prêmio é uma mandala do artista plástico e poeta, membro fundador da ABL, Ataliba Campos (em memória).


Outra iniciativa do projeto, coordenado pelo músico e ativista cultural Mário Sérgio Araújo, será o sorteio de um relógio Mirvaine, com doação da Star Cell Presentes. A campanha, que tem ainda apoio da ABL e da InforTV, foi lançada no Instagram do Quintal do Mário para promover o programa cultural focado na arte e cultura.


A participação no sarau com poesias, músicas e mensagens em alusão ao legado freireano é livre mediante inscrição no evento clicando aqui.

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page