top of page

Sarau animou a ABL no sábado


A sede da Academia Barreirense de Letras (ABL) reuniu escritores, professores, estudantes e amantes das artes para o sarau ‘Amorosidade e Esperança: homenagem a Paulo Freire’, movimentando o espaço dedicado à literatura dentre outras expressões artísticas e culturais.

Na oportunidade foram apresentadas músicas, cordéis, poesias e textos em alusão ao homenageado. A noite também contou com depoimentos de pessoas que participaram do projeto de extensão ‘Pedagogia freireana: diálogo, esperança e amorosidade para o fortalecimento da educação democrática’, encerrado no sarau.


O projeto movimentou o mundo acadêmico durante 2021 e 2022 com uma série de atividades em formato virtual. Coordenado pela doutora em Educação, Marilde Guedes, como representante do Campus IX da Uneb, contou com o envolvimento da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), do Instituto Federal da Bahia (Ifba/Barreiras), do Observatório do PNE no Território do Rio Grande e da ABL..


Uma das agradáveis surpresas do encontro foi a estreia de dona Nazide Mota, mãe do comunicador social, Roni Marques Mota. Com a desenvoltura de uma veterana, declamou poemas de sua autoria, conquistando a admiração dos presentes. Autora de livros ainda no prelo, deve ter seu trabalho publicado em breve.







Na oportunidade foram sorteados os prêmios da ação promovida pelo Projeto de

disseminação cultural e humanidades Quintal do Mário. O prêmio foi uma mandala do artista plástico e poeta, membro fundador da ABL, A taliba Campos (em memória), cuja ganhadora foi a terapeuta, Ananda Pren.

No sorteio de um relógio Mirvaine, com doação da Star Cell Presentes, a ganhadora foi a bancária de prenome Marilene e a camisa saiu para o policial militar Eder. As campanhas tiveram apoio da ABL e da InforTV, visando promover a arte e cultura barreirense.

ESCRITA FEMININA - O grupo ABL Mulheres, composto pelas autoras que ocupam 10 das 30 cadeiras da academia, realizou mais um encontro também no sábado e precedendo o sarau, com a presença de seis confreiras.


Além de alinhamentos para futuras ações do grupo, a reunião serviu para as escritoras combinarem a organização de um evento comemorativo para passagem do Dia das Mães, marcado para o dia 12 de maio.

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page