top of page
White Structure

Nossa História

Em reunião solene no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, no dia 20 de maio de 2005, foi fundada a Academia Barreirense de Letras, com a presença de representantes do poder estadual e município, como o então prefeito Saulo Pedrosa.

A iniciativa foi encabeçada por Luiz Gonzaga Pamplona (in memoriam) que foi eleito o primeiro presidente, sendo vice a professora e escritora Ignez Pita de Almeida, secretário Durvalino Nunes (in memoriam) e tesoureira Lélia Rocha (in memoriam).

Na suplência os professores e escritores José Agostinho Porto (in memoriam) e Antônio de Pádua. Fizeram parte ainda daquele primeiro grupo as escritoras Solange Tavares da Cunha e Etelvira Wanderley Moreno (in memoriam).

A segunda presidente foi Ignez Pita de Almeida, seguida de Vinicius Azolim Lena, Luiz Pamplona (segundo mandato), Miriam Hermes, Solange Tavares da Cunha, Ananda Lima e Valney Dias Rigonato.

Desde sua criação a entidade tem contribuído com o enriquecimento artístico e cultural não só local, mas da região oeste, através de lançamento de livros, saraus, eventos em escolas e universidades, Bienal do Livro no Parque e os Festivais Literários de Barreiras (Flibs), dentre outros.

A Academia Barreirense de Letras é constituída de 30 cadeiras de membros formada por escritores que residem na cidade e cinco membros correspondentes.

  • Youtube
  • Instagram
IMG_20190223_181253263.jpg
bottom of page