top of page

ABL comemora com artistas plásticos


A Academia Barreirense de Letras comemorou a passagem do dia do artista plástico, no dia 08 de maio, em evento organizado pelo membro da entidade, artista plástico e poeta, Inácio Cordeiro e a diretoria da entidade.


O encontro reuniu trabalhos dos expoentes desta manifestação artística, como Agamenon Amorim, Eduardo Lima e Ataliba Campos Lima (em memória), bem como um grande número de artistas da cidade e suas obras. Presentes, além de Cordeiro, Igor Belchior, Randesmar Vieira, Euler Sousa dos Santos, Antônio Rodrigues, Emerson Gonzaga de Oliveira, Joel Francisco da Silva e Gilmar Grilo.


Comemorada desde 1950, a data faz homenagem ao artista plástico brasileiro José Ferraz de Almeida Junior no dia do seu nascimento. Com grande influência entre a classe artística brasileira e a sociedade do seu tempo, ele é considerado o precursor do Realismo no país, movimento artístico e cultural iniciado no século XIX.


Ao discorrer sobre a transformação das artes plásticas e sua importância no decorrer da história, Cordeiro pontuou entre outras expressões e vertentes, a relevância das artes rupestres que até hoje contam parte da trajetória da humanidade.


Diante do clamor coletivo sobre a necessidade do grupo ter maior visibilidade e reconhecimento do seu trabalho perante a comunidade, ele propôs e o grupo acatou com diversas contribuições, que eles se organizem para a produção de exposições e outros eventos similares.


“Estamos felizes em celebrar esta data com vocês., que retratam o mundo com sua arte”, afirmou a presidente da ABL, Marilde Queiroz Guedes, salientando o interesse da academia de fomentar além da literatura, também outras expressões artísticas. Uma animada confraternização encerrou o encontro entre os membros da entidade, artistas plásticos e familiares.



51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page