top of page

ABL comemora conquistas de 2022

Atualizado: 9 de dez. de 2022


A Academia Barreirense de Letras (ABL) realizou na quarta-feira (07) uma confraternização entre seus membros e familiares em uma noite animada com música e poesia. O momento festejou o encerramento do ano que ficará marcado na história da entidade, pela conquista da sede para abrigar seu trabalho de fortalecimento da literatura e outras expressões artísticas.

Criada há 17 anos, a instituição conta com 30 membros efetivos e cinco correspondentes. A sede da academia foi inaugurada no final de maio, durante a programação da Festa Literária de Barreiras (Flib) e desde então vem intensificando as atividades para enaltecer a criação literária não só entre seus membros.

Lançamentos de livros, saraus, visitas de escolas e grupo de estudos são algumas das atividades que vem sendo executadas no espaço, com continuidade destes e novos projetos previstos para 2023.

Também a participação dos confrades e confreiras em diversos eventos em Barreiras e região, voltados para o debate focado na literatura, movimenta a produção dos associados que estão engajados nas propostas da academia.

Neste contexto um dos resultados concretos da mobilização dos autores de literatura infantil junto às escolas e secretarias municipais de educação está possibilitando a adoção dos seus livros como material paradidático de apoio ao aprendizado.

De acordo com o presidente da ABL, Valney Rigonato, o grupo está articulando parceria com a Gráfica Irmãos Ribeiro para a criação de um catálogo, a publicação de novos títulos, bem como republicação de obras já lançadas. Para ele “a união do grupo em prol da produção literária é a grande força da Academia Barreirense de Letras (ABL)”, enfatizou.

A confraternização, que em anos anteriores foi programada para a segunda quinzena de dezembro, este ano foi adiantada por motivo de muitas ausências por viagens e outros compromissos dos membros.

A onda crescente de casos de Covid-19 e quadros gripais também em Barreiras nos últimos dias, dentre outros motivos pessoais, reduziu o número de presentes no evento, deixando a expectativa de novas reuniões poéticas e festivas no próximo ano.

96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page