top of page

ABL comemorou 20 anos com festa

A Academia Barreirense de Letras celebrou duas décadas de criação com uma programação variada no dia 20 de maio, reunindo além da grande maioria dos seus membros efetivos, também convidados locais e visitantes.


Neste clima festivo um café da manhã abriu as comemorações, seguido da palestra ‘Consciência e Produção Literária no contexto da Inteligência Artificial’, com a escritora Maribel Barreto, no auditório da entidade.


Autora de 15 livros, a jequiense é membro da Academia de Letras de Jequié, dentre outras instituições; coordena a Rede de Integração Cooperativa das Academias de Letras da Bahia (Rica) e é palestrante requisitada em solo brasileiro e estrangeiro.


Dedicada há mais de 30 anos aos estudos sobre a temática da consciência, entre outras premiações nacionais e globais e homenagens no Brasil e no exterior, Barreto é Embaixadora da Paz pela Federação para a Paz Universal – UPF (Universal Peace Federation), ONG consultiva da ONU.


À noite o momento solene para festejar os 20 anos de criação da ABL aconteceu no Centro Cultural Rivelino da Silva Carvalho, fazendo parte da mesa a presidente e o vice da ABL, Marilde Guedes e Théo Santos, respectivamente, e a escritora Solange Tavares, que falou em nomes dos membros fundadores.


Também, representando a Rica, as escritoras Maribel Barreto e Maria Auxiliadora Fidelis, que é membro da Academia Santa-ritense de Letras (ASL), assim como o escritor José Paes Landim (Zezito) e a presidente da ASL, Carla Lopes, fizeram uso da palavra. Na oportunidade, Barreto entregou em nome da Academia de Letras da Bahia (ALB) e da Rica, uma Moção de Congratulações pela passagem dos 20 anos da ABL.


Entre autoridades e colaboradores da academia, Álvaro Sampaio Jr representou o prefeito de Barreiras e o Ten. Cel. Ivã Antônio dos Santos Jesus, o décimo BEIC. O escritório Pleno foi representado por Fabrício Figueiredo; a Ufob por Anderson Breno e o Ifba/Barreiras por Ana Carolina Guedes.


O encontro celebrativo foi abrilhantado pela Banda Municipal 26 de Maio e contou com apresentação performática da bailarina Lari Martins. A confreira Márcia Rasia trouxe um poema do confrade Durval Nunes (em Memória) em homenagem ao também confrade Vinicius Lena (em memória).


Um texto da confreira Antônia Prado referente ao aniversário da ABL foi apresentado durante a fala da presidente Marilde Guedes, que teve como fundo musical o acompanhamento do seu marido Guedes, músico sanfoneiro do Trio Coração do Brasil. No encerramento foi servido um coquetel aos presentes.



 
 
 

Comentários


Assine Agora

Estilo em Alta

Obrigado pelo envio!

Endereço da Academia:

R. Ruy Barbosa, 67 - Centro, Barreiras - BA, 47806-136, Brasil

Telefone:

(77) 99186-4216

© 2021 Academia Barreirense de Letras.

bottom of page